Como Surgiram os Doces Tradicionais Brasileiros

cocada-branca
Os doces sempre estão presentes em nossa mesa e são paixão nacional. Mas enquanto você preparava uma receita ou comia alguns doces, já imaginou qual seria o começo da história dele? Até aproximar ao seu sabor ou formato mais conhecido, algumas receitas passaram por várias adaptações e a sua criação pode ser muito mais antiga – e curiosa – do que imaginamos. Raul Lody, antropólogo e autor do livro “Caminhos do açúcar”, que expõe toda a biografia do ingrediente no mundo, explica como surgiram alguns tradicionais quitutes do Brasil.

Os Doces Tradicionais

A Paçoca

“A paçoca seria um exemplar de farinha que passa por um processo, famoso a partir do amendoim, que teria como base uma receita de muitos anos dos povos típico do Brasil”, informa o antropólogo. O nome de origem tupi significa “esmigalhar”, devido ao seu jeito de preparo e combinação dos ingredientes. Apesar de ser apreciada durante o ano todo, a paçoca é sem dúvida a favorita no mês de junho, quando ocorre as festas juninas em todos os cantos do país.

O Brigadeiro

IMG_8607

A preparação de um dos doces mais apreciados do país “foi espalhado pelos espanhóis no século XVI, quando agregaram leite e açúcar ao cacau e frutas secas. O significado que resultou no quitute espanhol e na adaptação brasileira surgiram dos maias e astecas, que já usavam o cacau em seus preparos”, complementa Lody. Contudo é o seu nome que traz uma curiosa história: sob a campanha eleitoral que aconteceu no Brasil no ano de 1945, o candidato Eduardo Gomes, que possuia a patente militar de Brigadeiro, era o aclamado entre as mulheres. Em uma das festas de ingresso da sua candidatura, aquelas eleitoras que eram fiéis fizeram o doce para fundos. O quitute se tornou um uma memória do candidato, ficando conhecido como “o doce do Brigadeiro” e, logo após, com a popularidade, passou a ser apelidado de brigadeiro.

Quer aprender o que fazer para vender e ganhar dinheiro ?  Acesse o site: http://fazerdocesparavender.com/ e veja como é fácil fazer esse delicioso doce.

 

A Cocada

 

Como o próprio nome diz, seria um doce feito a partir do coco, fruta de origem asiática que se tornou brasileira e atualmente se encontra em muitos cardápios regionais. “A cocada é um doce conhecido do tabuleiro da baiana”, comenta Lody. Também, alguns estudos mencionam que o doce era preparado pelos escravos quando voltaram nas senzalas pela noite, eles ralavam o coco, adicionavam com açúcar e cozinhavam.

Pudim de tapioca

 

É uma receita tradicional do Norte e do Nordeste produzida a partir do açúcar e da tapioca. O antropólogo argumenta que a tapioca é um produto inferior da mandioca, raiz nativa do Brasil com mais de 400 tipos cadastrados. “A mandioca tem vasto uso culinário e compõe um dos mais altos sistemas de alimentos do Brasil. Veja um vídeo abaixo que explica como fazer pudim de tapioca:

 

Veja Também:

Como emagrecer comendo de tudo

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s